terça-feira, 29 de novembro de 2011

A Verdadeira Miss Universo... Eta Carinae

Vista pela primeira vez por Edmond Halley onde a descreveu em 1677 tendo uma magnitude 4,  localizada a 8 mil anos luz, na constelação de Carina, ela é vísivel no Pólo Sul da Terra, mas não no Norte. Em 1843 houve uma erupção que ejetou uma nuvem 500 vezes maior que o nosso Sistema Solar, após essa explosão, se tornou a segunda estrela mais brilhante do céu ( perdendo apenas para Sirius, que está mais proxima de nós ), logo depois entre 1900 á 1940 sua magnitude foi de apenas 8, em 1998 até 1999 seu brilho repentinamente dobrou, tendo  em 2002 a magnitude 5.

O sistema é composto por Duas Estrelas, onde uma orbita muito proximas uma da outra. A estrela menor tem uma temperatura superior a 30.000 ºC, ja a outra é 3 vezes maior do que a anterior, sendo mais fria, com uma temperatura de aproximadamente 15.000 ºC. A variação da luminosidade do Sistema Binário, se deve a possível aproximação das 2 estrelas, onde o chamado periastro, quando a estrela menor emcobre quase metade da estrela maior, essa diminuição é cerca de 20 vezes o Sol, mas ainda assim, brilhando como 4 a 5 
milhões de vezes o Sol. A rotação das estrelas em relação uma a outra é cerca de 5,5 anos.

Hoje em dia ela é vísivel somente em lugares muito escuros, pois o brilho é razoavelmente baixo (devido a distância). Na Década de 1970, era necessário telescópios para uma possivel visualização da Eta Carinae.

Esta é a imagem obtida pelo Telescópio Espacial Hubble em 1996. ( Clique na imagem para ampliar )

E hoje.

Já com a ajuda da computação Gráfica, temos aqui um resultado melhor e mais bonito. ( Clique na imagem para ampliar )


Ainda há dúvidas de que a Eta Carinae é a verdadeira Miss Universo ?


Estrelas Gigântescas como a Eta Carinae, tendem a queimar muito rapidamente seu combistivel, tendo como possivel fim dela uma supernova nos próximos milhões de anos.

Um comentário:

  1. Boa noite

    Um Salmo, sem motivo especifico por ter deixado no seu blogger, mas especifico para que leia, simplesmente pela leitura das Escrituras de Deus, que sempre fala ao nosso SER.

    SALMO 10

    17 SENHOR, tu ouviste os desejos dos mansos; confortarás os seus corações; os teus ouvidos estarão abertos para eles;

    18 Para fazer justiça ao órfão e ao oprimido, a fim de que o homem da terra não prossiga mais em usar da violência.

    Abraços
    Jesus Cristo te Ama!
    Ele é o Caminho a Verdade e a Vida

    ResponderExcluir